19 junho, 2017

Esparguete à bolonhesa






Cá por casa, não somos muito apreciadores de carne picada.
No entanto, gosto de ter carne picada no congelador.
No talho, escolho as peças de carne e peço para picar juntamente com um pouco de chouriço. Peço metade de porco e metade de vaca, na minha opinião fica mais saboroso.
Por vezes faço salgados ou esta receita.
É das poucas comidas com carne picada que realmente gostamos.
O molho da bolonhesa foi feito na Yammi 2 e a receita é do seu livro base, embora tenha feito algumas alterações.

Ingredientes:
150 g de cebola
100 g  de cenoura
100 g de alho francês
1 Dente de alho
45 g Azeite (é o que indica no livro, mas eu ponho a olho, como se fosse numa panela)
50 g de Chouriço ou Bacon (eu não coloco, porque no talho peço para juntarem o chouriço)
100 g de vinho tinto (coloco vinho branco)
800 g  de Carne Picada
155 g de Polpa de tomate (coloco 60g)
150 g de tomate em cubos (Ou coloco tomate natural ou coloco uma lata das pequenas inteira, que são 390 g, coloco o molho também)
1 C. Sopa de Orégãos 
Sal
Pimenta
Esparguete
Queijo p/ massas (utilizo Pamellano)

- Colocar no copo a cebola, o dente de alho, a cenoura e o alho francês em pedaços médios, adicionar também o azeite. 

- Programar 5 min., temp. 100º, na vel. 2.

- Depois de feito o refogado pressionar 3 ou 4 vezes no botão de triturar.

- Adicionar a carne e o vinho, colocando 5 min., temp. 100º, na vel. 2.

- Acrescentar a polpa de tomate, o tomate em cubos, os orégãos e temperar com sal e pimenta.

- Colocar 20 min., temp. 100º, na vel. 2.

- Retirar o copo medidor da tampa e colocar o cesto por cima.

- Entretanto, cozer o esparguete na quantidade desejada e segundo as instruções da embalagem.

- Escorrer o esparguete, cobrir com a carne e o seu molho.

- Polvilhar com o queijo.

Esta quantidade de carne dá para 1 refeição de 4 pessoas, podendo repetir e ainda sobra.











16 junho, 2017

Donuts








Estes donuts serviram para a minha filhota levar para a escola, já há algum tempo, talvez um ano.
Por norma pedem bolos ou salgados para as festas.
Gosto sempre de inovar e deixar os tradicionais bolos de fatia de lado.
E foi dessa forma, depois de alguma pesquisa e de uma máquina de donuts por estrear, que decidi fazê-los.
Nem sequer pensava ter um blog mas à medida que ia fazendo algumas iguarias cá para casa e gostava do resultado final, tive sempre o hábito de tirar fotografias.
Ou não fosse a fotografia uma das minhas outras paixões, aliada à comida, para mim, é um casamento perfeito.
Estou longe de perceber alguma coisa de fotografia, mas vamos aos donuts, que estes sairam-me bem.

Ingredientes p/ donuts:
1 Pacote individual de açúcar baunilhado ou 1 C. Chá do mesmo
80 g de Açucar
260 g de farinha 55
1 C. Chá de fermento em pó para bolos
3 Ovos
250 ml de leite magro (é o que por norma tenho em casa)
6 C. Chá de óleo de girassol

Ingredientes p/ a decoração:
1 Clara 
200 g de açúcar em pó
1 C. Chá de sumo de limão

- Começar a preparar a massa dos donuts.

- Juntar os ingredientes secos e misturar.

- Adicionar o leite, os ovos e o óleo envolver tudo, de forma a que fique uma massa homogénea.

- Aquecer a máquina de donuts. 

- Quando a mesma estiver quente, a minha acende uma luzinha verde, untar com azeite, utilizando um pincel. 

- Com um doseador ou uma colher de sopa colocar massa de forma a preencher o orifício, cerca de uma colher de sopa.

- Quando estiverem cozinhados, a luz verde liga-se e estão prontos a retirar.

- Repetir a operação com a restante massa.

- Deixar arrefecer na totalidade para se poder depois aplicar a cobertura, neste caso o glacé.

Preparar o glacé.

- Numa taça, pôr todos os ingredientes e bater até ficar bem firme.
Se quiser o glacé colorido, basta juntar corante alimentar na cor pretendida.

- Depois dos donuts frios e com a ajuda de uma colher de chá, distribuir o glacé por cima e colocar os confetis.

Foram um enorme sucesso na festa da minha filha.
E não deram assim tanto trabalho.


14 junho, 2017

Bolo de maça e canela


É verdade, mais um bolinho!
Adoro cozinhar mas tenho uma paixão imensa pela pastelaria, com principal destaque para os bolos.
E este bolo é delicioso.
Já experimentei vários, mas este é o que tem permanecido nas receitas testadas e aprovadas.
Depois o toque da canela, dá-lhe alma.
Sendo que na minha opinião, o segredo deste bolo é mesmo esse, a canela.
Por norma costumo fazê-lo quando há aquelas maças enrugadas na fruteira que ninguém as quer. 
Mas qualquer altura é bom para o fazer.

Ingredientes:
(Chávena de 220 ml)
3 Maças
3 Ovos
1 + 1/2 Cháv. de açúcar
2 Cháv. de farinha s/ fermento
2 C. Sopa de canela
1/2 Cháv. de óleo de girassol

- Pré aquecer o forno a 180º e untar com manteiga s/ sal a forma e polvilhá-la com farinha.

- Descascar e desencaroçar as maças. 

- Reservar.

- Bater os ovos com o açúcar, até obter um creme fofo e deixar de se sentir o granulado do açúcar.

- Adicionar o óleo de girassol, a canela, a farinha e o fermento.

- Amassar tudo, até estar bem envolvido.

- Acrescentar a maça e mexer com uma colher de pau.

- A massa fica pesada e densa mas é mesmo assim, depois de cozido fica fofinho.

- Leva-se ao forno durante 30 min..

Como já referi neste bolo, depende de forno para forno.








13 junho, 2017

Pica-pau de perú



Parece que as temperaturas quentes, vieram
 para ficar!
Calor é sempre associado a comidas rápidas mas saborosas, os chamados petiscos.
Eu adoro este tipo de comida!
O pica-pau é um desses petiscos que agradam a miúdos e graúdos.
O tradicional pica pau é feito com bifanas. 
Mas cada vez mais selecciono aquilo que comemos cá por casa e troquei as bifanas por bifes de peru.
Posso garantir-vos que fica muito bom e um pouco mais saudável.

Ingredientes:

6 Bifes de peru
Azeite
Sal
1 C. Chá de alho moido
3 Dentes de alho
1 C. Sopa de Mostarda
Cerveja branca c/ álcool  (utilizei +- 300 ml) 
Pickles
Azeitonas 

- Cortar os bifes em tiras e temperar com sal e o alho moído. 

- Cortar os pickles grosseiramente.

- Colocar um fio de azeite numa frigideira anti-aderente, esmagar os alhos com a faca e adicionar ao azeite.

- Quanto os alhos começarem a fritar, colocar a carne até ficar dourada.

- Adiciona-se a mostarda e a cerveja, deixa-se apurar um pouco, cerca de 5 min., para o álcool da cerveja poder evaporar.

- Retira-se a carne para um recipiente e coloca-se os pickles por cima e as azeitonas. 

- Pode-se colocar também salsa e/ou coentros por cima, eu fiz uma mistura dos dois.