24 agosto, 2017

Doce de figo - Mais uma viagem à minha infância




Gosto imenso de figos!
É das poucas frutas que como com um enorme prazer.
O meu avô tinha um terreno que hoje é do meu pai e este terreno tinha imensas figueiras.
Eu e os meus primos, íamos comer figos, directamente da árvore. 
Eram deliciosos.
Sim eram, porque com os anos as árvores foram ficando velhas e embora desse bons figos, era necessário renová-las.
Entretanto o meu pai corto-as, eu sempre pedi apenas que as aparasse.
Mas por ironia do destino, ficou lá uma raiz e rebentou.
Fiquei felicíssima!
No entanto, a minha mãe raramente fazia doce, mas a minha avó fazia sempre.
Comer pão com o doce de figo, lembram-me os lanches em casa da minha avó.
A minha avó deixou de fazê-los, mas eu mantenho a tradição.
Este doce e o de abóbora são os meus predilectos.

Ingredientes:

735g de Figos inteiros
360g de Açúcar amarelo
1 Pau de canela
Casca de 1 laranja s/ a parte amarela
1 C. Sopa de moscatel de Setúbal

- Lavar os figos;

- Colocar os figos inteiros no copo da Yammi, com todos os restantes ingredientes, deixar durante a noite. Vai criar algum liquido;

- No dia seguinte, seleccionar 25 min., rotação inversa e na função vapor;

- Terminado o tempo, retirar o pau de canela, a casca de laranja fica;

- Eu prefiro triturado, como tal, passo-o totalmente;

- Mas é apenas uma questão de gosto;

- Colocar em frascos esterilizados e virá-los ao contrário, para criarem vácuo.

Para esterilizar os frascos, lavo-os normalmente à mão ou na máquina e depois coloco água e levo ao microondas, até a água ferver.

Para esterilizar as tampas, lavo-as da mesma forma que os frascos, coloco-as num tacho e levo ao lume até ferver. 

Depois de tudo lavado e esterilizado, coloco tudo em cima de um pano limpo, e deixo escorrer o excesso de água, sem os limpar.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!