25 agosto, 2017

Bolo de agrião com cobertura de chocolate de leite, quem já o fez?


Os bolos de legumes são as primeiras escolhas cá por casa.
Gostamos imenso!
Claro que há uns que gostamos mais, mas os mais reticentes são sempre os miúdos.
O que faço, quando me perguntam de que é o bolo, é experimentem e depois digam-me o que vos parece.
Se digo logo que são deste ou daquele legume, dizem-me logo à partida de que não gostam.
Eles próprios ensinam-nos a contrariá-los.
Este bolo em concreto, e apesar da cobertura de chocolate, não foi bem aceite pelos miúdos.
No entanto, eu e o meu marido gostamos muito.
E por aí, os vossos meninos são como os meus?

Ingredientes p/ o bolo:

60 g de Agrião (caules incluídos)
3 Ovos
120 ml de óleo de girassol
175 g de açúcar
190 g de farinha
1 C. chá de fermento em pó p/ bolos

Ingredientes para a cobertura de chocolate:

100 g de chocolate de leite
100 ml de natas

- Utilizei a Yammi 2, por facilitar o processo. Mas poderão utilizar um processador de alimentos ou até mesmo a varinha mágica.

- Pré aquecer o forno a 180º;

- Untar uma forma com manteiga sem sal e polvilhar com farinha;

- Lavar os agriões;

- Bater as claras em castelo, utilizei o Speedy chef da Tupperware, mas poderão fazê-lo numa batedeira;

- Depois de bem escorridos, colocar os agriões no copo com o óleo;

- Triturar até obter um preparado totalmente liquido;

- Adicionar o açúcar e seleccionar 1 min., na vel. 4;

- Acrescentar as gemas e colocar 30 seg., na vel. 4;

- Por fim, colocar a farinha e o fermento, seleccionando 1 min., na vel. 4;

- Envolver delicadamente as claras;

- Colocar a massa na forma e levar ao forno;

- No meu demorou cerca de 30 min., o melhor será fazerem o teste do palito;

- Retirar do forno e desenformar apenas quando estiver morno;

- Num tacho, colocar as natas e o chocolate, partido em pedaços;

- Levar ao lume, até que o chocolate derreta por completo;

- Desenformar o bolo;

- E com o bolo já num prato, regar com a calda.


Fresquinho, embora fique menos fofo, fica ainda melhor!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!