04 agosto, 2017

Tarte de pastel de nata


Há tartes que surgem na nossa mesa, por falta de ingredientes para outras.
A minha mãe foi submetida a uma cirurgia recentemente e no dia que teve alta, pensei em fazer a sua tarte preferida, para a receber.
A minha mãe adora uma tarte que costumo fazer, que cá por casa é conhecida por tarte de pastel de nata. Que na realidade, e segundo a receita original, é a tarte bom bocado.
No entanto, não tinha leite condensado em casa e muito menos poderia sair para ir comprar.
Resolvi fazer uma breve pesquisa pela internet e deparei-me com uma receita que pareceu-me deliciosa, que por coincidência tinha esse mesmo livro em casa - A minha cozinha, da conhecida jornalista, Clara de Sousa.
Gostei da tarte mas não a achei tão gulosa, quanto a outra que costumo fazer.
No entanto, certamente que será uma receita a repetir.
Na receita original, indica para utilizar como base massa folhada. 
Mas eu fiz, a base que costumo utilizar.

Ingredientes p/ base:

150g Manteiga s/ sal
150g Açúcar em pó
1 Ovo
300g Farinha 65

- Bater a manteiga com o açúcar.

- Juntar o ovo e, de seguida, a farinha. 

- Amassar tudo muito bem.

- Fazer uma bola com a massa. Reservar.

- Untar e polvilhar uma tarteira.

- Colocar a bola da massa no centro, e ir espalhando com a mão. De forma, a ficar o mais uniforme possível.

- Picar a base com um garfo e levar ao forno pré aquecido a 180º. 

- Cerca de 15 min., ou até ficar douradinha a gosto.


Ingredientes p/ o recheio:

350g Açúcar
80g Farinha maisena
6 Gemas
1/2L Leite magro
2 dl Água
1 Pau de canela
1 Casca de limão

- Num tacho, colocar o açúcar, a maizena e envolver.

- Colocar as gemas e bater bem.

- Adicionar o leite e a água e tornar a bater tudo muito bem.

- Juntar a casca de limão e o pau de canela.

- Levar ao lume, mexendo sempre.

- Quando levantar fervura, reduzir o lume.

- Quando tiver uma consistência de creme de pasteleiro, retirar do lume.

- Retirar o pau de canela, a casca de limão e verter o preparado por cima da base.

- Levar de novo ao forno, cerca de 20/30 min.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!