11 setembro, 2017

Na minha cozinha sem desperdício

Esta publicação é da autoria da Anna, do blog Veg'Aerial.
Este é o primeiro de muitos.
Pois a Anna fará mais publicações sobre o assunto aqui no Sabores do Ninho.
É uma pessoa muito especial para mim.
Há relações que não se conseguem expressar em palavras...
Há pessoas que entram na nossa vida e nos fazem muito bem.
Acredito que nada é por acaso.
Tudo tem um propósito...
Obrigada minha querida Anna, por este texto magnifico.
Por teres aceite o meu convite de imediato.
Por tantas vezes, mesmo sem tempo, estás ai...



Ter uma cozinha amiga do ambiente é cada vez mais fácil. Basicamente precisam de força de vontade e praticidade. Mas primeiro, lembrem-se - vivemos num mundo em que é impossível de o "zero" ser mesmo zero. Só o facto de respirarmos, já prejudica o planeta.
Mas podemos sempre melhorar a situação, ajudar o nosso planeta e ainda uma carrada de benefícios (acreditem que não vão encontrar nenhum maleficio nisto!).

Trago-vos, então, algumas dicas simples para que possam transformar a vossa cozinha numa cozinha "zero waste".

1. Substituir os guardanapos de papel por guardanapos de pano.
Não dá trabalho, ao contrário do que possa pensar. Cada membro da família ou morador da casa tem o seu pano, que pode marcar com a letra inicial, por exemplo, e obvio que não há necessidade de o lavar após cada uso (a não ser que fique mesmo muito sujo, o que não é comum). Pode, por exemplo, lavar todas as semanas, ou apenas quando reparar que está sujo. E pode ter alguns de reserva para visitas ocasionais. Simples, certo?
Poupa dinheiro, poupa as embalagens de plástico e ainda milhares de guardanapos de papel que, convenhamos, são desnecessários.

2. Substitua as toalhas de papel (o tipo rolo de papel) por panos de microfibras.
Estes panos são fantásticos, limpam em profundidade, podem ser usados tanto na cozinha como fora dela e duram imenso tempo. Experimente, e vai ver que não se arrepende. Basta ter alguns, que será suficiente (mas obvio, que tudo depende de cada um e de cada cozinha).

3. Invista em sacos reutilizáveis.
Tanto sacos para poder comprar legumes, fruta e outros, como sacos para transportar as compras.
Hoje, em Portugal, já há imensas lojas a granel próprias para isso, onde pode até usar frascos de vidro. Imagina o plástico que poupará?
Todos os supermercados o permitem, desde que consiga colar a etiqueta. Se tiver problemas, peça uma justificação (não acredite na "é contra a politica da loja" porque não é - se fosse assim, seria a mesma situação em todas as lojas da cadeia).  

4. Armazene a comida em frascos de vidro.
depois de começara comprar a granel, acredite que os frascos de vidro vão ser os seus melhores amigos! Mas não é só isso - qualquer comida pode (e deve) ser guardada em embalagens de vidro. Aguentam muito mais tempo no frigorifico ou despensa, o que irá diminuir o desperdício de comida (um problema muito comum, que também deve ser evitado!).

5. Para além de comprar a granel, como já referi, quando tal não é possível, opte por comprar embalagens maiores (isto caso a comida se conserve).
Por exemplo, leguminosas, cereais. Em vez de optar por comprar 1kg de arroz, compre um saco de 5 kg. Existem estas opções em quase todas as grandes superfícies!

6. Tenham em atenção a embalagem.
Obvio, que quando vão comprar algum alimento, devem focar-se no alimento em si. Masse tiverem a opção de a embalagem ser de plástico, ou de vidro, escoham a segunda. Pode ser mais caro, mas não vai ser o planeta a pagar por isso. Para além disso, o vidro pode ser reutilizado as vezes que quiserem, pode passar para a filha e a neta. O plástico? Para além de conter componentes nocivos para a saúde, que podem passar para a comida ou bebida que vai consumir (principalmente com calor - NUNCA consuma nada numa embalagem de plástico que esteve em contacto com o sol), as embalagens de plástico não serão reutilizadas mais do que uma dúzia de vezes. Obvio, que irá depender do tipo de plástico, e do tipo de cuidado. Mas mais tarde ou mais cedo, terá de ser substituído. E será abandonado, e demorará centenas de anos a desaparecer da face da terra.

Há imensas dicas que poderia dar mais. Mas sejam originais. Pensem que, o básico da filosofia do zero waste é a reutilização. Tenham isso em mente quando forem comprar alguma coisa. "Poderei reutilizar isto muitas vezes? Não haverá outra alternativa a esta embalagem?".
Muito simples! Há coisas mais básicas que poderão também fazer - trocar as garrafas de plástico por garrafas reutilizáveis (de preferência de vidro - uma ótima reutilização para quem compra polpa de tomate em garrafas de vidro), deixar de usar palhinhas - se tiver crianças, pode ser comprar palhinhas reutilizáveis; entre outros.

Há cada vez mais pessoas a serem conscientes em relação às suas escolhas, para que estas não tragam tantas consequências negativas. Seja uma delas :) A sua escolha vai influenciar o nosso futuro!!

Com amor,
Anna.

Gostaram da publicação? Deixem a vossa opinião nos comentários. Obrigada.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!