01 agosto, 2017

Creme de camarão


Gosto imenso do mês de Agosto, porque faço anos, o meu primo, não diria preferido mas desejado também o faz e porque neste mês, passava o mês inteiro de férias com a minha avó e com o meu tio.
Mas como o tempo passa e não há volta a dar, nada melhor do que começar o mês de Agosto, com um ingrediente que eu adoro.
Camarão!
Frito, grelhado, cozido, em massas e até um creme deste crustáceo maravilhoso, faz-me delirar. 
Cá por casa, fazemos imensas vezes e de diversas maneiras. 
Já vos tinha mostrado, como cozo o camarão
Este creme é delicioso. 
A receita é da donabimby, que por sua vez, inspirou-se em bimby4all.
A única diferença das receitas mencionadas,  é o vinho do Porto em termos de ingredientes. 
Depois fiz umas pequenas adaptações em termos de preparação.


Ingredientes:

40g de farinha 65
350g camarão cozido
800g de água
1 Cebola média
2 Tomates grandes
25g Azeite
Sal
Pimenta
50g Vinho branco
2 C. Sopa de vinho do Porto 

- Colocar a farinha numa frigideira anti-aderente, de modo a que fique com uma cor acastanhada, ou seja torrá-la.

- Descascar os camarões e reservar as cascas e as cabeças.

- No copo da Yammi 2, colocar as cascas e cabeças do camarão e as 800g de água. Programar 8 min., a 100º na vel. 3.

- Terminado o tempo, retirar o preparado do copo e reservar.

- Sem lavar o copo, adicionar a cebola e o tomate e seleccionar a opção de triturar.

- Adicionar o azeite e colocar 10 min., a 100º, na vel. 2.

- Juntar a farinha torrada e colocar mais 3 min., a 100º, na vel. 2.

- Temperar com o sal e a pimenta, adicionando também o vinho branco, o vinho do Porto e o preparado das cascas e a sua água, reservado anteriormente. 

- Colocar os camarões no cesto.

- Seleccionar 20 min., a 100º, na vel. 1.

- Terminado o tempo, Retirar o cesto com os camarões e triturar a gosto.


Desta vez, não fiz e depois arrependi-me.
Mas na próxima vez, irei coar o creme ou então triturar mais tempo, de modo a que fique mais aveludado.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!