04 outubro, 2017

Um prato com leitura - Cozinha vegetariana para quem quer saudável da Gabriela Oliveira


Cada vez me surpreendo mais como é possível comer de forma saudável e comermos aquilo que realmente gostamos.

Já vos tinha falado de um outro livro desta autora, Cozinha vegetariana para bebés e crianças.

O que mais me surpreende nos livros desta autora é que as receitas podem ser para nós, adultos, ou até para os nossos filhos.
Independentemente do livro que falemos.

Cada receita, cada conselho são de facto deliciosos.
E muito fáceis de colocar em prática.

Inicialmente tinha ideia de que a comida vegetariana, passava apenas por verduras e frutas.
Mas não é de todo assim.

Tenho procurado ler muito sobre este tipo de alimentação e cada vez mais estou interessada no tema.

Não significa que deixe de gostar de comer outras coisas, mas o foco tem sido a saúde.

Deste livro escolhi uma barrinhas energéticas com chocolate preto, muito fáceis de fazer e mais rápidas ainda de comer.

E um dos pontos que mais me agrada é de facto não ter açúcar refinado, sem por isso deixarem de ser gulosas e doces.

Ingredientes:

1/2 Chávena de frutos amêndoas ou avelãs com pele (utilizei avelãs)
1 Quadrado de chocolate preto picado ou 2 Colheres de sopa de cacau (utilizei 25g de chocolate 70%)
14 Tâmaras s/ caroço naturais
1/2 Chávena de flocos de aveia
1/2 Chávena de coco ralado
1 Colher de chá de canela em pó
1 Colher de sopa de bebida vegetal (utilizei 2 Colheres de sopa de bebida vegetal de amêndoas)

- Triturar as amêndoas ou as avelãs (utilizei avelãs) no processador por alguns segundos, até obter um pó granuloso;

- Juntar o chocolate preto (utilizei chocolate 70%) picado em pedaços e as tâmaras;

- Triturar mais um pouco;

- Adicionar a aveia, o coco e a canela, e triturar durante mais alguns segundos, até obter uma mistura granulosa e húmida;

- Se houver necessidade, adicionar a bebida vegetal (adicionei 2 colheres de sopa) ou água para humedecer;

- Forrar o fundo de uma forma rectangular com película aderente (utilizei papel vegetal, porque não utilizo película aderente);

- Deitar a mistura, cobrir com mais película (voltei a utilizar papel vegetal) e prensar com a mão;

- Guardar no frigorífico e cortar as barrinhas do tamanho que desejar;

- Consumir até 7 dias.

Preparei-as enquanto fazia o jantar, demorei cerca de 5 minutos, talvez nem tanto e no dia seguinte estavam prontas a consumir.




8 comentários:

  1. Isso foi também umas das coisas que mais me impressionou quando mudei a minha alimentação, poder continuar a comer aquilo que gosto mas de uma forma mais saudável e também fazer e comer coisas verdadeiramente deliciosas e que nem nos fazem lembrar que são saudáveis! É incrível!
    Hoje fiz uma barritas muito semelhantes a essas, ainda agora acabei de comer uma! São tão boas! Eu nunca gostei das barritas de compra, faço sempre em casa, não tem comparação nem a nível de preço, nem a nível de sabor, nem a nível de saúde! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. As barrinhas têm óptimo aspecto e pelos ingredientes devem ser uma delicia! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Há muito tempo que quero fazer as minhas próprias barritas em casa, mas ainda não me tinha dedicado a procurar uma receita. Esta parece-me ótima e deliciosa. Vou levar a receita ;)
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  4. As vezes eu faço minhas próprias barrinhas e cada receita pra mim é única.
    Tuas barrinhas ficaram perfeitas, levo a receita!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  5. Tem um aspecto delicioso!!!
    Beijinhos.
    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olâ Claudia vou levar a receita para a Raquel
    Beijinhos 😗
    Ana http://acozinhadaanikasblog.wordpress.com

    ResponderEliminar
  7. As barrinhas estão com um aspeto delicioso! Tambem gosto muito da Gabriela Oliveira.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. Essas barritas têm um aspecto óptimo, mas eu tenho alguns problemas em comprar tâmaras. Onde costumas comprar??

    Beijinhos
    Carla
    https://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!