21 julho, 2017

Sopa de beldroegas - mais uma viagem à infância



Pois é, mais um sabor que me leva até à minha infância.
Foi uma infância feliz e para além dos meus pais, tive sempre a minha avó materna por perto.
Adorava estar com ela!
Para além, de que a minha avó é a melhor cozinheira do mundo.
Sou suspeita, porque como já referi em outros posts, amo-a muito.
As beldroegas sempre foram umas ervas daninhas que apareciam lá pela quinta da minha avó, e continuam a aparecer.
E recordo-me de comer a sopa da avó feita com esta erva, desde a mais tenra idade.
Sempre gostei, também não havia espaço para muitas esquisitices, até porque o que ia para a mesa, era para todos.
Fica deliciosa esta sopa.

Ingredientes:

1 Molho de beldroegas (depois de arranjadas dá 200g)
Azeite
1 Cebola picada
4 Dentes de alho picados
1 Folha de louro
2 Tomates maduros cortados em pedaços
1 C. Chá de orégãos
3 batatas cortadas às rodelas
600 ml de água
2 Queijos curados de vaca e cabra
Ovos
Sal

- Retirar as folhas dos talos das ervas. Lavar muito bem e deixar a escorrer num passador de rede fininha.

- Num tacho largo, introduzir a cebola, os alhos e a folha de louro. Regar com azeite.

- Levar ao lume e deixar a cebola murchar.

- Acrescentar as folhas de beldroegas, e deixá-las amolecer.

- Adicionar o tomate e os orégãos e envolver na mistura.

- Acrescentar as batatas e a água.

- Temperar com sal.

- Quando as batatas estiverem quase cozidas, adicionar o queijo cortado em fatias finas.

- Se acharem que tem pouco caldo, podem acrescentar um pouco mais de água. Rectificando o sal, se necessário.

- Ao verificarem que as batatas estão cozinhadas, basta desligar o lume.

- Os ovos serão para serem escalfados.

- Faço de duas maneiras. Antes de desligar o lume, adiciono os ovos por cima e deixo escalfar. Ou então, coloco taças individuais com água e uma colher de sopa de vinagre e levo ao microondas até ferver. Depois adiciono um ovo por cada taça.

- Esteticamente, acho que ficam melhor, quando são feitos no microondas. Mas é mais prático adicionar tudo no tacho. E os ovos ficam mais saborosos.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!