07 outubro, 2017

A Marta leva lancheira - Panquecas de beterraba


Antes de vos escrever sobre esta rubrica, quero desde já pedir-vos desculpa pela ausência.
Devido a assuntos pessoais, foi-me completamente impossível de publicar os vossos comentários, responder aos mesmos e visitar alguns dos blogues que costumo seguir com regularidade.

Há dias, vi num blog, honestamente não me lembro qual, falar de tempo.
E inclusivamente falava da música da Mariza, O tempo não pára.
E é bem verdade!
"Vou pedir ao tempo que me dê mais tempo(...)"


A semana foi bastante mais curta para a Marta.
Na 5ªf foi feriado e na 6ªf não teve aulas.
Deixo-vos então os 3 lanches desta semana.

Os lanches da semana

2ªf - Bolinha de centeio de compra com fiambre de peru c/ uvas
3ªf  Croissants de beterraba simples c/ maça vermelha
4ªf Uma barrita caseira c/ laranja

Esta semana ainda não organizei a ementa semanal que vos falei ontem.
No entanto já seleccionei algumas receitas que pretendo experimentar e outras que já experimentei mas não as fotografei.

Falo-vos por exemplo desta receita, do blog da minha querida Elisabete do blog Cozinha sem segredos - As receitas.

Estas panquecas são deliciosas e adorei.

Como tal, experimentei fazer com puré de beterraba e também ficaram muito boas.
Fiz tal e qual a receita original da Elisabete, apenas troquei o puré de abóbora por puré de beterraba e não adicionei a canela.
Não ficam tão doces como as de abóbora mas podem sempre acrescentar mais mel ou outro adoçante que gostem.

As beterrabas continuam a chegar cá a casa da horta da avó e há que lhes dar vida.
Já vos tinha dito que não sou apreciadora deste legume em cru mas honestamente cada vez gosto mais de utilizá-lo nas minhas iguarias.

As panquecas, tal como os crepes e os waffles, podem fazer em maior quantidade e depois congelar.
Quando necessito de um lanche mais rápido e não tenho tempo de o preparar, é só deixar a descongelar ou se for para comer no imediato, colocar na torradeira ou no microondas.

Esta receita, rendeu 11 panquecas, deixei algumas e outras foram congeladas para a Marta levar na próxima semana.



E vocês já organizaram os lanches da próxima semana?






4 comentários:

  1. Fico muito contente que tenhas gostado! Eu gosto imenso de panquecas de abóbora e agora fiquei cheia de vontade de experimentar com a beterraba! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Queridda Claudia percebo perfeitamente o teu pedido ao tempo, porque tb eu já o fiz. Tb não sou muito aprecidora de beterraba embora saiba que é um tubérculo mto saudável. As tuas panquecas tem um optimo aspecto. Qdo vi a foto ainda sem ler até pensei que fosse um bolo. Por mim podes estar descansa qto a responder aos meus comentários don't worry! Cá estarei para ir acompanhando as novidades!
    Beijinhos
    Ana http://acozinhadaanikasblog.wordpress.com

    ResponderEliminar
  3. Olá querida Cláudia,
    Apesar de não ser apreciadora de beterraba estas têm bom aspecto e gosto particularmente do formato, é o que dá cozinhar com ternura e amor!!
    O tempo infelizmente não estica, mas às vezes é preciso dar tempo ao tempo e a vida (quase) que se resolve sozinha!

    Muitos Beijinhos
    Carla
    https://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que excelente sugestão! Adorei :)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário/sugestão sobre os meus cozinhados!
Espero ajudar-vos na vossa cozinha!